14 agosto 2025
Pastor da igreja Assembleia de Deus, o deputado federal Alex Santana (Republicanos) anunciou nesta quinta-feira (3), em conversa com este Política Livre, que não vai disputar a reeleição em 2026. Ele negou, no entanto, a aposentadoria da política, e afirmou mirar uma posição na chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), que deve ser candidato a governador no próximo ano.
“Não serei mais candidato a deputado federal. É uma decisão de ordem pessoal e não tem relação com minhas atividades na igreja. Mas não estou saindo da política. Seguirei filiado ao Republicanos e vou trabalhar na coordenação da campanha de ACM Neto ou, quem sabe, até pleitear um espaço na majoritária”, declarou o parlamentar ao site.
Ele declarou que aceitaria ser candidato a vice-governador, senador ou suplente de uma das cadeiras ao Senado. “Quero continuar dando minha contribuição à Bahia por meio da política, só que de outra maneira”.
Alex venceu a primeira eleição em 2018, quando conquistou uma cadeira na Câmara Federal pelo PDT, alcançando 62.922 votos. Depois, foi forçado a deixar o ninho pedetista por ser aliado do governo Jair Bolsonaro (PL), ingressando no Republicanos, a convite do presidente da sigla na Bahia, deputado federal Márcio Marinho. Foi reeleito em 2022 com surpreendentes 107.940 votos, graças ao apoio da igreja.
O principal parceiro político de Alex é o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), que também começou a trajetória política no PDT e é ligado à Assembleia de Deus. Os dois formam a dupla batizada de “café com leite”. Questionado sobre o fim da “dobradinha”, Alex brincou. “Vamos encontrar agora um outro ingrediente”.
Política Livre