Foto: Divulgação/Arquivo
Prêmio Maria Felipa 2022 em que a mãe de Carlinhos Brown foi premiada 16 de julho de 2025 | 09:20

Após completar 15 anos em 2024, Prêmio Maria Felipa acontece no próximo dia 25

salvador

Após completar 15 anos em 2024, o Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo, ocorre no próximo dia 25 de julho, às 17h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador (ao lado da prefeitura). Conduzida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, a premiação marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra.

“A Bahia e o Brasil ainda sofrem com a discriminação racial, que mutila direitos fundamentais. Nesse contexto tão cruel e que ainda guarda resquícios da escravidão, as mulheres negras são duplamente vitimadas, já que o preconceito tem natureza racial e de gênero”, diz Ireuda Silva.

A vereadora destacou a importância do prêmio. “Desse modo, penso que este dia e este prêmio são o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, mostrar que nós, mulheres negras, estamos aqui, que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia. E que lutamos constantemente para melhorar a realidade de todas nós”, pontuou.

Nos últimos anos, foram homenageadas centenas de mulheres negras, incluindo Kenia Maria, defensora dos direitos das mulheres negras – ONU; a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia; e a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes. A lista de premiadas deste ano será divulgada em breve.

Quem foi Maria Felipa? – Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, ela lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.

Lista de premiadas:

Lista de premiadas:

Dalila Garcez – Psicóloga

Jaqueline Silva da Hora – Coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude (SPMJ)

Kauane Brito – Jornalista, TVE

Isabela Sousa – Vereadora

Ana Portela – Jornalista, TV Câmara

Manuela Rosa – Jornalista e radialista, Rádio Câmara

Miryan Yusuf – Médica

Rosenir Almeida – Subtenente, Comandante da Ronda Maria da Penha da Ilha

Simone Dias – Tenente, PMBA

Priscilla Pires – Jornalista, TV Aratu

Eliete Paraguassu – Vereadora

Jaqueline Rosa – Trancista

Alessandra Dias – Guarda Civil Municipal

Ana Paula Costa – Major, PMBA

Reijane Dantas – Tenente-Coronel, Corpo de Bombeiros

Cássia Santos – Pastora

Nasciara Nascimento Souza – Capitã de Corveta, Marinha do Brasil

Gladys Melo Nunes – 3º Sargento, Exército Brasileiro

Patricia Maria – Ginecologista

Priscila Assis – Fisioterapeuta

Silvia Gonçalves – Professora

Maria Francelina – Empreendedora

Tatiana Factum – Empreendedora

Andrea Nascimento – Chef Executiva e Diretora Comercial, Solar Gastronomia

Flavia Silva – Estrategista de Carreira

Lutiane Ferreira – Tenente-Coronel, Bombeira Militar

Comentários