Foto: Divulgação
Castro Alves passou a integrar oficialmente o novo modelo de descentralização das perícias médicas da Justiça Federal 12 de julho de 2025 | 15:20

Castro Alves passa a sediar perícias médicas da Justiça Federal e amplia acesso à população do interior

interior

O município de Castro Alves passou a integrar oficialmente o novo modelo de descentralização das perícias médicas da Justiça Federal. A assinatura do termo de autorização ocorreu nesta sexta-feira (11), no Fórum local, e marca a implantação de um formato de atendimento que será adotado em outras regiões do país.

Com a medida, os cidadãos poderão optar pelo local onde desejam realizar suas perícias médicas e outros atos processuais, o que contribui para reduzir custos, deslocamentos e o tempo de espera dos envolvidos.

Antes voltado ao atendimento de 15 municípios, o posto avançado da Justiça Federal em Castro Alves agora beneficiará mais de 30 cidades do entorno, atingindo uma população superior a 500 mil pessoas.

A mudança foi resultado de uma articulação que envolveu o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Carlos Brandão, que já havia visitado o município anteriormente. Durante visita recente ao Santuário de Santa Dulce dos Pobres, o ministro ouviu do superintendente da UPB e ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, um relato sobre a importância da descentralização das perícias. A partir desse diálogo, a proposta avançou.

“A sensibilidade foi dele, a decisão foi dele, mas fico muito feliz de ter contribuído com esse diálogo que vai mudar a vida de milhares de pessoas na nossa região”, afirmou Thiancle Araújo.

O processo também contou com o apoio do desembargador baiano Nilson Castelo Branco, natural de Castro Alves, que atuou para viabilizar a iniciativa. Em homenagem à contribuição prestada, Dr. Carlos Brandão recebeu o Título de Cidadão Castroalvense, concedido pela Câmara de Vereadores.

Participaram do evento o desembargador federal Dr. César Jatahy, a desembargadora Dra. Mari Neuza, o juiz federal Dr. Gabriel (Feira de Santana), o juiz Dr. Leonardo (Castro Alves), o prefeito Jadson Soares e outras autoridades municipais. Após a solenidade, houve uma celebração religiosa no Santuário de Santa Dulce, conduzida pelo padre Raimundo.

Comentários