28 julho 2025
O deputado federal Joseildo Ramos (PT) afirmou, em entrevista exclusiva a este Política Livre, que através de emendas, o Senado conseguiu a piorar ainda mais o projeto de flexibilização do licenciamento ambiental no Brasil.
“Eu inclusive detectei que os destaques, as emendas que foram feitas pelo Senado, pioraram a péssima discussão que tivemos na Câmara. Só fez piorar o texto original do projeto”, afirma o parlamentar.
Mesmo diante de apelos da ala ambiental, liderada pela ministra Marina Silva, que chegou a declarar que a lei foi decepada, para que a proposta fosse rejeitada. O projeto de flexibilização do licenciamento ambiental foi aprovado pela Câmara dos Deputados por 267 votos a favor e 116.
Joseildo justifica que votou contra o projeto, principalmente em função da pouca discussão da matéria entre os pares e defende que o Brasil é e deve continuar sendo referência nas questões ambientais.
“Aquele projeto deveria ser analisado pelo conjunto, ou pelo menos a maior quantidade de deputados e deputadas, para servir a uma boa discussão aprofundada, detalhada, mesmo porque o Brasil exerceu e continua exercendo uma função de liderança no mundo acerca das questões ambientais. O Brasil ainda dispõe de leis modernas e avançadas e esse protagonismo do governo Lula retomou, porque partiu dele uma pequena e breve revolução nessa legislação vinculada à defesa do ambiente do país, talvez o mais biodiverso do mundo. Então, eu me prontifiquei a votar contrário, juntamente com a grande maioria da bancada do conjunto de deputados de centro esquerda e da esquerda da Câmara dos Deputados”, acrescenta o petista.
Reinaldo Oliveira/Política Livre