Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Festival de Fanfarras e Balizas celebra 2 de Julho com música, tradição e premiação no Campo Grande 12 de julho de 2025 | 18:30

Festival de Fanfarras e Balizas celebra 2 de Julho com música, tradição e premiação no Campo Grande

salvador

A terceira edição do Festival de Fanfarras e Balizas, promovida pela Prefeitura de Salvador, levou neste sábado (8) a arte produzida por 18 grupos escolares para a Praça do Campo Grande, no Centro da capital baiana. A ação faz parte das celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, o tradicional 2 de Julho, e é realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

As apresentações aconteceram a partir das 8h, com fanfarras de escolas públicas municipais e estaduais de Salvador e da Região Metropolitana. Elas já haviam participado do desfile cívico do 2 de Julho e voltaram ao centro da cidade para competir por troféus, certificados de participação e prêmios.

“O concurso de fanfarras e balizas já é uma tradição. E, neste ano, eu acho que finalmente encontramos o formato ideal: um dia exclusivo para o concurso, independente da festa, em um local que tem tudo a ver com o 2 de Julho, o Campo Grande. Tivemos fanfarras maravilhosas, um trabalho muito cuidadoso, sabe? É um incentivo fundamental. Fanfarras são patrimônio, são memória. E nós vamos estar sempre atentos, na luta pela preservação e pelo apoio a esse patrimônio soteropolitano”, disse Fernando Guerreiro, presidente da FGM.

Esta é a primeira vez em que o festival ocorre num novo formato, com apresentações fora do cortejo cívico e em um palco montado especialmente para o evento. A ideia, de acordo com a FGM, é dar ainda mais visibilidade ao trabalho artístico e pedagógico desenvolvido pelas fanfarras e por suas equipes.

“Este é o resultado de um diálogo contínuo que a FGM tem com os agentes culturais e as instituições que trabalham na construção do 2 de Julho. A gente entendeu que precisava de um palco específico, com destaque para essa programação, para que as pessoas possam apreciar isso tudo de perto, além de premiar essas iniciativas”, afirmou Talis Castro, coordenador do festival.

Comentários