27 agosto 2025
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (11), que a taxação de 50% imposta por Donald Trump ao Brasil tem “viés político”, ao citar os processos enfrentados por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Defensor de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Flávio disse que Trump estaria reagindo ao que considera uma perseguição política no Brasil, especialmente conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal “O Globo”.
Durante a entrevista, o senador mencionou episódios que considera interferências do STF no governo Bolsonaro, como a decisão que impediu Alexandre Ramagem de assumir a Polícia Federal e a atuação do ministro Alexandre de Moraes nas eleições de 2022. Para Flávio, essas ações ajudaram a desequilibrar a disputa contra Lula e contribuíram para o contexto da retaliação comercial de Trump. Ele sustenta que a solução para a crise seria a aprovação da anistia, hoje travada, segundo ele, por resistência dentro do próprio Judiciário.
Flávio também reiterou críticas ao ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de ter motivação política contra a direita e de ser o principal responsável pelas sanções americanas, devido à sua atuação em inquéritos contra Bolsonaro. O senador saiu em defesa do irmão, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), dizendo que ele está nos EUA buscando sanções a Moraes, mas não teve relação com as tarifas impostas por Trump.