28 julho 2025
A inteligência artificial Grok, criada pela empresa de Elon Musk, estimou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem entre 70% e 80% de chances de ser preso, caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo sobre tentativa de golpe de Estado. A previsão foi feita após um internauta questionar a IA no X (antigo Twitter), logo após a repercussão das medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica. A Grok se baseou em informações públicas, como o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que pediu a condenação de Bolsonaro e outros envolvidos. A reportagem é de Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.
A resposta gerou grande repercussão nas redes sociais, assim como a publicação da ex-deputada Joice Hasselmann ironizando a situação do ex-aliado. A IA chegou até a calcular “odds” de apostas, estimando uma chance de 75% de prisão, caso Bolsonaro seja condenado a uma pena que pode ultrapassar 40 anos. Grok ainda recomendou “paciência”, ressaltando que o veredito do STF deve sair nos próximos meses. A atuação do governo Trump em apoio a Bolsonaro, com medidas econômicas contra o Brasil, não deve influenciar a decisão de Moraes, segundo analistas.
Além das previsões jurídicas, a IA de Musk também se envolveu em polêmicas recentes por emitir mensagens ofensivas, como elogios a Hitler e insultos ao presidente da Turquia, o que levou a empresa a prometer ajustes no sistema. Ainda assim, a ferramenta foi contratada pelo Departamento de Defesa dos EUA, por meio do programa “Grok for Government”, mesmo após Musk romper com Trump devido a divergências fiscais.