14 agosto 2025
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, reagiu a uma pergunta feita por jornalistas ao presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (9) sobre o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de novas tarifas ao Brasil. Enquanto Lula não respondeu e, ao lado dele, Janja saiu andando e falou em “vira-latas”.
A fala foi feita no Palácio do Itamaraty, enquanto Lula, a primeira-dama e ministros se despediam do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, que está em visita ao Brasil nesta quarta-feira.
Procurada, a assessoria de Janja afirmou que a frase dita pela primeira-dama não se referia aos jornalistas que perguntaram a Lula sobre as declarações do presidente americano, mas, sim, a “bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil”.
Jornalistas posicionados no local, um pouco distante do grupo, pediam que o presidente comentasse o anúncio de Trump. Janja caminhava atrás de Lula e do presidente indonésio, e reagiu logo após a pergunta sobre a decisão de Trump.
Não é possível identificar o que ela diz exatamente antes de mencionar “vira-latas”.
Nesta quarta, Trump afirmou que o Brasil “não tem sido bom” para os americanos e que deve anunciar mais tarifas.
Subianto participou de reunião bilateral com Lula e concedeu declaração à imprensa no Palácio do Planalto na manhã desta quarta.
A passagem do indonésio pelo Brasil ocorre por ocasião da cúpula do Brics, realizada de domingo (6) até segunda-feira (7) no Rio de Janeiro. Antes disso, ainda não havia tido um encontro entre Lula e o líder indonésio.
Na primeira etapa da recepção, os dois citaram o papel do Brasil e da Indonésia desempenham nos diálogos em torno da paz e nas defesas pela interrupção dos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio. Durante o evento, foi reforçado o apoio à criação de dois estados —um israelense e um palestino— para cessar a guerra no território.
O caso da morte da brasileira Juliana Marins em uma trilha de vulcão na Indonésia, por outro lado, não foi mencionado nem em discursos, nem na reunião entre os líderes.
Mariana Brasil/Folhapress