13 agosto 2025
O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e pré-candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), saiu em defesa da taxação dos super-ricos e declarou apoio ao presidente Lula, na manhã desta segunda-feira (7).
Kleber Rosa enfatiza que o decreto presidencial do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) representa um passo extremamente importante rumo à justiça tributária, um mecanismo essencial para fomentar a justiça social e aumentar investimentos em áreas fundamentais como saúde, educação, moradia popular e segurança pública.
Em sua análise, o dirigente sindical destaca a disparidade existente no sistema tributário brasileiro, no qual os cidadãos de baixa renda pagam a maior carga de impostos, enquanto os bilionários e instituições financeiras se beneficiam de uma taxação significativamente menor. “A taxação BBB (Bilionários, Bancos e Bets) proposta pelo nosso presidente Lula visa corrigir essa injustiça histórica, para promover uma mudança significativa no cenário fiscal do nosso país”, avalia Kleber Rosa.
O pré-candidato a governador pontua que uma tributação justa é fundamental para reduzir as desigualdades sociais e ampliar os programas sociais. “Quando os super-ricos pagarem impostos de forma proporcional ao que ganham, o país poderá se libertar das mazelas sociais e garantir que a conta não recaia apenas sobre os mais pobres e a classe média. Justiça fiscal é o caminho para um futuro mais igualitário para todos os brasileiros e brasileiras”, finaliza.