13 agosto 2025
A presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia e deputada federal, Lídice da Mata, voltou a reafirmar a confiança na justiça brasileira e criticou as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao ex-presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro. Em uma postagem nas redes sociais, a socialista destacou a soberania nacional e reforçou que o Brasil possui leis e instituições capazes de enfrentar ataques antidemocráticos.
“O Brasil é soberano e tem uma justiça e leis que funcionam contra ataques golpistas. O ex-presidente segue inelegível e terá de pagar pelos crimes que cometeu”, escreveu Lídice no X, antigo Twitter.
A afirmação da parlamentar veio logo após Trump criticar o sistema judiciário brasileiro e questionar a inelegibilidade de Bolsonaro.
De acordo com a deputada baiana, afirmações como a do presidente norte-americano representam uma afronta à democracia brasileira e não devem influenciar as decisões do Judiciário. A parlamentar defende que a responsabilização do ex-chefe do Palácio do Planalto é fundamental para garantir que episódios de tentativa de golpe não se repitam no país.
Reinaldo Oliveira