Foto: Reprodução/Arquivo
Marcelo Moreira 17 de julho de 2025 | 09:32

Operação Overclean mira ex-presidente da Codevasf

bahia

A Polícia Federal deflagrou a quinta fase da Operação Overclean com foco no desvio de recursos públicos em Campo Formoso (BA). A ação contou com o apoio da CGU e da Receita Federal e teve como principal alvo o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, que comandou o órgão até junho de 2025. Durante buscas em endereços ligados a ele, uma arma foi encontrada na casa de seu pai, que acabou preso em flagrante. A informação é da coluna de Mirelle Pinheiro, do “Metrópoles”.

A operação investiga crimes como corrupção, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em cidades da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, além do bloqueio de R$ 85,7 milhões. A investigação aponta o desvio de emendas parlamentares por meio de contratos suspeitos com empresas favorecidas.

O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) não foi alvo direto nesta fase, mas está no centro das investigações. Familiares e aliados, como seu irmão Elmo Nascimento (prefeito de Campo Formoso) e o primo Francisco Nascimento, já foram citados. A PF estima que os contratos suspeitos ligados ao grupo ultrapassam R$ 1,4 bilhão.

Campo Formoso é apontado como o epicentro do esquema. Empresas como a Alpha Pavimentações teriam se beneficiado com contratos públicos obtidos de forma fraudulenta. A operação continua em andamento para apurar o envolvimento de todos os suspeitos e identificar o destino dos valores desviados.

Comentários