7 agosto 2025
Os professores da rede municipal de Salvador decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (18), após assembleia realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários, no Centro da cidade. A paralisação, iniciada em 6 de maio, ocorreu após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura.
Apesar de a Justiça ter considerado a greve ilegal e determinado o retorno imediato às atividades, a paralisação continuou até o dia de hoje. De acordo com Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria irá assinar o acordo com a Prefeitura ainda nesta sexta-feira (18). Os detalhes do acordo, no entanto, ainda não foram divulgados.
Com o fim da greve, a previsão é que as aulas sejam retomadas em todas as unidades de ensino da rede municipal já na próxima semana. Rui Oliveira afirmou que o calendário escolar dos estudantes precisará ser ajustado devido ao período sem aulas, mas a forma como isso será feito ainda está em discussão. A expectativa é de que o ano letivo seja prorrogado até janeiro de 2026.
Leia também:
MP-BA recomenda retorno das aulas em Salvador e alerta para responsabilização pessoal de gestores