Foto: Divulgação/Arquivo/APLB
Os professores da rede municipal de Salvador podem encerrar o movimento grevista ainda hoje 16 de julho de 2025 | 11:07

Professores de Salvador podem encerrar greve nesta quarta-feira (16)

exclusivas

Com 72 dias de greve completados nesta quarta-feira (16), os professores da rede municipal de Salvador podem encerrar o movimento grevista ainda hoje na assembleia que será realizada no Ginásio dos Bancários, às 14h.

Segundo uma fonte da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), que preferiu não se identificar, o Executivo soteropolitano aceitou a contraproposta apresentada pela categoria que prevê, dentre outros pontos, correção na tabela de vencimentos; criação de algumas gratificações e retorno de outras; ajuda de custo para os trabalhadores que atuam nas ilhas; a realização de concurso para professores e coordenadores pedagógicos com edital a ser publicado até novembro deste ano; a devolução dos valores que foram descontados ainda no mês de julho; além da solicitação das dispensas de multas processuais que foram aplicadas à APLB – Sindicato.

Na última segunda-feira (14), os professores realizaram uma assembleia e aprovaram a contraproposta que foi apresentada ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) como uma tentativa de encerrar a greve que já se perdura há mais de dois meses. A assembleia desta quarta-feira (16) será para apresentar à categoria a resposta do Executivo sobre a contraproposta e definir se a greve será suspensa ou se os professores irão continuar de braços cruzados, além de definir os próximos rumos do movimento. No entanto, informações de bastidores dão conta que existe uma grande probabilidade de os professores votarem pelo fim da greve.

Reinaldo Oliveira
Comentários