11 agosto 2025
A maior parte da população brasileira é contrária à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido judicialmente. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16), 72% dos entrevistados consideram a medida equivocada, enquanto 19% a aprovam e 9% não souberam ou preferiram não opinar. A informação é da CNN.
As declarações de Trump foram divulgadas em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicada na rede Truth Social. No texto, o republicano acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de perseguir Bolsonaro e afirma que as tarifas são uma resposta à suposta ameaça à liberdade de expressão. A nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto.
Lula reagiu afirmando que tomará medidas com base na Lei de Reciprocidade Econômica e reiterou a autonomia das instituições brasileiras. A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas, entre os dias 10 e 14 de julho, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.