Foto: Arte Política Livre
09 de julho de 2025 | 13:20

Radar do Poder: A ‘mão’ do governador, Otto e seus panteras, as fotos de Neto, o compasso de Bacelar e o “Anginho” danado

radar do poder

Pegou na mão

Um dos alvos da última etapa da Operação Overclean da Polícia Federal, ocorrida no dia 27 de junho, o ex-prefeito de Paratinga Marcel Carneiro de Carvalho segue nomeado na Casa Civil do governo do Estado, pasta liderada pelo deputado federal licenciado Afonso Florense (PT). Foi na casa dele que os policiais apreenderam R$ 3,2 milhões dentro de um armário, numa ação de busca e apreensão. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já disse, em entrevistas à imprensa, que não irá “largar a mão” de aliados investigados até que sejam considerados culpados pela Justiça. Mas ele e aliados perderam a condição de atacar os investigados pela Operação no âmbito da Prefeitura de Salvador.

Acordo com Leal

Marcel quer ser candidato a deputado estadual em 2026, numa “dobradinha” com Sérgio Brito, que tentará renovar o mandato na Câmara dos Deputados. Para isso, o ex-prefeito já teria, inclusive, feito um acordo político com o deputado estadual Nelson Leal (PP), que desistiria de disputar a quinta reeleição para apoiar Marcel. Resta saber se o acerto será mantido após a Overclean ter chegado chegando.

Suplência a Coronel

Integrantes do PSD ouvidos esta semana pela coluna demonstraram preocupação com o nível de aborrecimento do senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, com o senador Jaques Wagner (PT). O cacique pessedista nunca esteve tão chateado com o amigo por conta da forma como o petista vem tratando da formação da chapa majoritária na imprensa e em rodas de conversa com políticos. Otto teria dito a um correligionário, na semana passada, em tom de provocação, que só falta Wagner oferecer ao senador Angelo Coronel (PSD) a própria suplência em 2026.

Retado com Wagner

Otto não fala, em conversas com os aliados, em romper com o PT, mas costuma deixar claro que não vai aceitar que Coronel, de quem é compadre, seja “humilhado” por Wagner e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em favor de uma chapa “puro-sangue” petista. “O que Otto diz é que esses assuntos deveriam ser tratados no particular e decididos no momento certo. Como se diz em bom baianês, ele está ‘retado’ com Wagner, que coloca “a carroça na frente dos bois”, contou à coluna um deputado pessedista próximo do senador, observando que por ser carioca o senador petista não conhece o peso certo da expressão.

Toca Raul

Nesta terça (08), Otto publicou um vídeo no Instagram citando uma frase da música “Gita”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, o que soou como um recado a Wagner. Para o senador do PSD, a canção mostra que o homem não pode “ter orgulho e vaidade, porque pode estar num pedestal e, de repente, cair num abismo”. “Isso é para dar humildade às pessoas e simplicidade na relação pessoal”. Na semana passada, a coluna mostrou que o cacique pessedista ameaçou não desfilar no Dois de Julho ao lado dos aliados petistas.

Na moita

Com o escritório político ampliado em Salvador, o ex-prefeito ACM Neto (União) reservou as segundas para receber lideranças sem agendamento prévio. Na hora das fotos, ele tem tido o cuidado para evitar problemas a pretensos apoiadores. Recentemente, recebeu Valdemar da Conect, que está no Solidariedade, partido da base do governo, pretende ser candidato a deputado federal – e ficou em segundo lugar nas eleições para prefeito de Valença. Quando um assessor do gabinete ia fazer o registro, Neto pediu que ele o fizesse usando o celular de Valdemar, que o publicaria se desejasse.

Tática oposta

A estratégia é oposta à utilizada por Jerônimo e pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), que fazem questão de registrar e divulgar, em tom político e até de adesão, os encontros do governador, principalmente com prefeitos e lideranças que são ou estiveram na oposição. Alguns gestores municipais já relataram a deputados da base que chegam a ficar constrangidos com a exposição, feita mesmo quando as audiências são técnicas, visando tratar de projetos e obras para as cidades.

Plano “b”

ACM Neto deve estimular a candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal de Irecê Figueredo Amorim a deputado estadual se o ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho (União), não for candidato a uma cadeira na Assembleia. Reinaldinho tem dedicado atualmente mais tempo a assessorar o ex-gestor da capital baiana do que a fazer pré-campanha. Como o PDT foi para a base do governo, Figueredo deve deixar a sigla.

Congelando a mulher amada

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) embarcou para Reykjavik, na Islândia, com destino final ao Círculo Polar Ártico. O plano? Congelar ele e a mulher para permaneceram jovens e unidos, brinca. Colada com o marido, Denise Menezes, que pode substituir Adolfo nas urnas em 2026 – ele pode assumir uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) -, já está acostumada a acompanhar as aventuras — políticas e geográficas.

Limpa nos cargos

Presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), fez uma limpa nos cargos da Casa preenchidos no passado por indicações de deputados federais e outras figuras externas. O movimento faz parte da estratégia da parlamentar de fazer uma gestão mais voltada aos colegas, inclusive no preenchimento dos espaços internos. Ivana também agradou ao Ministério Público da Bahia ao sinalizar a redução dos contratos firmados via Reda.

Bacelar de olho

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP) costura o ingresso do partido na federação entre o Solidariedade e o PRD. Na Bahia, a ideia conta com a simpatia do deputado federal Bacelar (PV), a quem Renata quer atrair para a sigla comandada por ela e que em Salvador é liderada pelo filho do parlamentar baiano, o vereador João Cláudio. Bacelar estaria disposto a deixar a agremiação “verde”, onde se sente confortável, se for para uma legenda competitiva na qual exerça maior influência. Como todos sabem, a união entre o Podemos e o PSDB fracassou.

Saída travada

O União Brasil passou a dificultar a liberação do deputado estadual Marcinho Oliveira do partido. Pessoas próximas do parlamentar em Salvador acreditam que há a digital do prefeito Bruno Reis (União) neste movimento, visando atrasar ou dificultar que Marcinho assuma logo o comando do PRD na Bahia. Bruno estaria atuando a pedido do chefe de Gabinete do Palácio Thomé de Souza, Francisco Elde, que dirige o PRD no estado atualmente. A alternativa ao deputado, que apoia Jerônimo na Assembleia, seria mesmo forçar uma expulsão.

Dobradinha inédita

Até então ferrenhos adversários em Itapetinga, o deputado federal Antonio Brito (PSD) e o ex-prefeito Rodrigo Hagge (MDB) discutem uma inédita “dobradinha” eleitoral em 2026. Os dois já levantaram a bandeira branca. Em troca do apoio de Hagge no município do sudoeste para a reeleição, Brito garantiria votos ao emedebista, que mira uma cadeira na Assembleia, em Jequié. Caso o entendimento seja concretizado, o ex-gestor não acompanharia o tio, o atual prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), que terá como candidato a federal Jayme Vieira Lima (MDB), titular da Cerb.

Manobra grapiúna

Além do imbróglio judicial que envolveu a eleição de Nina Rosa para a presidência do PT em Itabuna, a disputa interna do partido no município foi marcada pela mudança repentina do local de votação dos filiados. No sábado (05), véspera do pleito, a Executiva nacional da sigla fez a alteração, transferindo as urnas de uma escola pública para a sede da Câmara Municipal. Vale lembrar que o presidente da Casa é o vereador Manoel Porfírio, petista e apoiador de Nina. Os opositores, incluindo o ex-prefeito Geraldo Júnior, boicotaram a eleição e aguardam uma reviravolta na Justiça.

Divisão de espaços

Sob o comando de Tássio Brito, os principais cargos do diretório estadual do PT devem ser preenchidos de acordo com uma divisão entre os aliados do presidente eleito e, em menor escala, dos grupos liderados por Jonas Paulo, que ficou na segunda colocação na disputa interna, e dos deputados Joseildo Ramos (estadual) e Afonso Florence (federal). Essa composição leva em conta o resultado das chapas inscritas. Os cargos mais cobiçados são a vice-presidência, a tesouraria e a secretaria de organização.

Chapa nacional

Nacionalmente, a chapa integrada pelo atual vice-presidente nacional do PT, o ilheense Everaldo Anunciação, deve concluir a apuração com até 53% dos votos. O vencedor da disputa pela presidência foi Edinho Silva, que teve o apoio do baiano. Com isso, Everaldo pode se manter no cargo que está atualmente ou ser indicado para um outro posto de relevância da sigla. Na Bahia, ele apoiou a candidatura de Jonas Paulo.

O “Anginho”

Deputados andam preocupados com os voos altos de um certo “Anginho”, cuja empresa não possui uma máquina, um equipamento sequer, mas permanece com uma força imensa numa determinada secretaria do governo estadual. Será que é porque o rapaz tem uma quantidade considerável de pássaros voadores?, questionam os parlamentares, ansiosos por uma resposta do secretário com o qual ele tem acesso pleno e, pelo visto, conhecido. A queixa da galera chegou ontem à Governadoria!

Pitacos

* O TCE marcou para o próximo dia 17 o julgamento das contas do segundo ano de governo de Jerônimo Rodrigues, ou seja, de 2024. O balanço do primeiro ano foi aprovado por unanimidade em 2024.

* Jerônimo está em Brasília hoje (09). Pela manhã, participa de uma sessão especial na Câmara em homenagem ao Dois de Julho, idealizada pelas deputadas federais Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB).

* No meio da tarde, o governador vai ao Ministério dos Transportes para uma audiência com o ministro Renan Filho (MDB) sobre obras nas BRs 324 e 116 e a ponte Salvador-Itaparica. A bancada baiana também foi convidada.

* O deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) recebeu na residência, na quarta (03), colegas e políticos, incluindo a presidente da Assembleia, Ivana Bastos, e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), firmando o hábito da família de sempre acolher amigos e aliados.

* O detalhe é que a confraternização foi idealizada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que até outro dia andava se estranhando com Angelo Filho por conta da disputa pela presidência do Legislativo baiano. O tempo cura todas as mágoas.

* Prefeito de Valença, Marcos Medrado (PV), declarou apoio à reeleição do deputado estadual Patrick Lopes. O anúncio animou o parlamentar, que, caso permaneça no Avante, não terá vida fácil em 2026.

* Isso porque os três deputados estaduais que negociam a filiação ao Avante – Felipe Duarte (PP), Binho Galinha (PRD) e Laerte do Vando (Podemos) – tiveram mais votos do que ele em 2022.

* Articulador do ingresso do PDT na base do governo, o ex-prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro não deixou de cumprimentar ACM Neto na Festa do Vaqueiro de Curaçá, no último final de semana. Que o clima de civilidade permaneça em 2026, dizem aliados de ambos.

* Ex-vereador de Salvador e ex-deputado (estadual e federal), o comunista Javier Alfaya voltou a estudar. Está fazendo Doutorado na Facom sobre o tema das indústrias culturais. Ele ocupa hoje a função de secretário nacional de Cultura do PCdoB.

* Nas mensagens de parabéns dirigidas a Tássio Brito pela vitória à presidência estadual do PT, não passou despercebida uma alfinetada dada pelo ex-deputado Alex Lima, que aproveitou a oportunidade para lamentar o apoio a um ‘bolsonarista’ no partido em Esplanada.

Política Livre
Comentários