11 agosto 2025
O deputado estadual Roberto Carlos (PV) e o vereador de Salvador Randerson Leal (Podemos) celebraram adoção de duas medidas importantes para os taxistas, atendendo a uma reivindicação apresentada por ambos junto ao Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e ao Inmetro. Os parlamentares haviam solicitado a revisão de exigências aplicadas à categoria, buscando desburocratizar o serviço e aliviar custos para os profissionais do transporte.
Duas mudanças foram confirmadas pelo presidente Lula (PT): a ampliação do prazo de verificação dos taxímetros, que passa de um para dois anos, e a isenção da taxa de verificação, anteriormente cobrada aos motoristas.
“Essa é uma conquista construída com diálogo e responsabilidade. Valorizamos o trabalho de quem está diariamente nas ruas, enfrentando desafios para garantir o transporte da população”, destacou Roberto Carlos.
Randerson Leal também ressaltou o impacto positivo da medida: “Nosso compromisso sempre foi com quem trabalha de verdade. Essa decisão significa menos burocracia e mais dignidade para os taxistas de Salvador e de toda a Bahia”.
A medida, já em vigor, reforça o compromisso dos dois mandatos com políticas públicas de impacto direto na vida dos trabalhadores.