Foto: Reprodução/Arquivo
Tarcísio de Freitas e Bolsonaro 13 de julho de 2025 | 07:44

Tarcísio é tachado de ‘bolsonarista de ocasião’ por postura ambígua sobre STF e anistia

brasil

Incomodados com o que consideram uma postura ambígua do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo viram no episódio da sobretaxa de Donald Trump ao Brasil mais um elemento para rotulá-lo como “bolsonarista de ocasião”.

Apesar de demonstrar, no discurso, fidelidade a Bolsonaro, Tarcísio não consegue convencer boa parte dos aliados do ex-presidente de seu alinhamento com as pautas defendidas por ele, ao evitar embates com o STF (Supremo Tribunal Federal) e ignorar temas caros a esse grupo, como o projeto pela anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Sob reserva, um deputado estadual ligado à família Bolsonaro diz que Tarcísio rebateu o desgaste causado pelo tarifaço do americano Donald Trump de acordo seus interesses políticos e apenas ao ser provocado pelo governo Lula. No entanto, argumenta, não seguiu a narrativa bolsonarista de creditar ao STF a responsabilidade pela guerra comercial, além de ter desperdiçado a oportunidade de defender o ex-presidente.

Ainda sobre o episódio, o núcleo mais próximo de Bolsonaro acredita que o governador só decidiu endossar as críticas de Trump ao Judiciário, compartilhando postagem do americano nas redes sociais, por não ter informações sobre a sobretaxa.

Na última manifestação convocada por Bolsonaro em São Paulo, no último dia 29 de junho, Tarcísio discursou no caminhão de som e também não citou o STF, contrastando com boa parte dos que usaram a palavra no ato.

Em sua vez, o ex-ministro de Bolsonaro puxou o coro de “fora, PT”, o que foi visto como eleitoreiro.

Um dos argumentos de Tarcísio para evitar embate com o STF é o de se manter como estadista com trânsito livre no STF.

Outra queixa dos aliados de Bolsonaro é sobre a falta de pressão do governador sobre a cúpula do Republicanos para que convença o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto de anistia.

Na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), deputados bolsonaristas como Lucas Bove e Gil Diniz, ambos do PL, têm feito críticas ao governo. Entre os 20 deputados do partido na Casa, dez são alinhados ao bolsonarismo.

“O bolsonarismo não está fechado com o Tarcísio, e isso a gente vê de camarote na Assembleia”, disse a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL). “Na última votação da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], o Gil ficou do nosso lado e contra o governo”, prosseguiu a psolista.

Líder do PT na Alesp, o deputado Antonio Donato afirma que Tarcísio age de forma “moderada entre os moradores” e “radical entre os bolsonaristas”.

Carlos Petrocilo/Folhapress
Comentários