Foto: Divulgação
As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos Tribunais com o aperfeiçoamento do serviço prestado ao cidadão 15 de julho de 2025 | 08:26

TJ-BA esclarece dúvidas dos cidadãos em audiência pública virtual para a construção das Metas Nacionais 2026

O processo de construção das Metas Nacionais do Poder Judiciário é colaborativo e inclui a participação de diversos atores, inclusive da sociedade. Por essa razão, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoveu, na tarde da última sexta-feira (11), uma Audiência Pública virtual.

Mediada pelo diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Santos, e pela servidora Hévila Santana, assessora da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), a audiência buscou esclarecer sobre as Metas Nacionais e o seu processo de formação e construção, bem como sua vinculação com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário. Conforme ressaltado, “as metas não são estabelecidas aleatoriamente”, mas, sim, a partir da análise feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem acesso a toda a base de dados nacional.

Durante a explanação, foi apresentado, ainda, o resultado da Pesquisa de Gestão Participativa, realizada em conjunto pelos Tribunais Estaduais no mês de junho, da qual o cidadão, também, foi público-alvo. O resultado obtido e as proposições de metas elaboradas pelos Tribunais a partir desses dados serão levados ao CNJ, para deliberação, na próxima reunião preparatória relacionada à construção das Metas Nacionais 2026.

Após os devidos esclarecimentos, os mediadores responderam às perguntas dos participantes, cujas considerações foram feitas no chat da plataforma de vídeo por meio da qual ocorreu a audiência pública.

Ao final, os representantes do Tribunal baiano fizeram questão de ressaltar que todas as informações acerca do desempenho do Judiciário são disponibilizadas pelo CNJ e por todos os Tribunais. Para acompanhar o desempenho do TJBA em relação às Metas Nacionais, acesse o Portal da Estratégia.  

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos Tribunais com o aperfeiçoamento do serviço prestado ao cidadão e busca proporcionar um atendimento mais célere e eficiente.  No âmbito do TJBA, a desembargadora Presidente Cynthia Resende estabeleceu diretrizes para o biênio 2024-2026 que se alinham à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e contribuem para o cumprimento das metas traçadas.

Comentários