27 julho 2025
Instalação da 3ª Vara Cível; encontros da Presidente com juízes, servidores e advogados; ampliação dos parceiros do Conecta Justiça; cursos de capacitação; visitas dos secretários às Varas; consultas médicas e avaliações nutricionais; homenagem à servidora mais antiga da Comarca; premiação do Selo Além das Barreiras. Por tudo isso, a passagem do Projeto TJBA Mais Perto por Irecê, encerrada nesta quinta-feira (17), após dois dias de atividades, foi marcante.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Cynthia Resende, abriu a programação que reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo de Irecê e de cidades próximas, além de diversos magistrados, servidores e representantes de outras instituições do sistema de Justiça.
Na oportunidade, a desembargadora Cynthia Resende instalou a 3ª Vara Cível de Irecê, oficialmente denominada 3ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública. A nova unidade dará celeridade aos processos em tramitação nas duas Varas até então existentes. A comarca abrange, além de Irecê, os municípios de Ibititá, Jussara, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.
O juiz Ruy José Amaral Adães Júnior, diretor do Foro da Comarca de Irecê, comemorou a instalação. “Celebramos um momento histórico para nossa comarca. Esta nova unidade judiciária representa muito mais do que uma estrutura física; simboliza o reconhecimento da crescente demanda por justiça em nossa região e o compromisso do Tribunal de Justiça em prover os meios necessários para atendê-la com eficiência e celeridade. Isto se traduzirá em vidas transformadas, conflitos solucionados e direitos efetivados”, declarou.
Um momento representativo em cada edição do TJBA Mais Perto são as reuniões da presidente Cynthia Resende com os juízes, depois com os advogados e, na sequência, com os servidores. É a oportunidade em que a Chefe do Judiciário baiano faz questão de escutar e conhecer, mais a fundo, as necessidades de cada uma dessas categorias na região, com o objetivo de construir soluções da maneira mais breve possível. Outros desembargadores, os juízes assessores especiais e os secretários da Presidência participaram das reuniões.
“A população em geral, normalmente, visualiza a atuação da Justiça como aquela que é praticada no 1º Grau, pois é onde o cidadão vai dar entrada no seu processo e o juiz vai julgar. Então, é muito importante que a Administração do Tribunal de Justiça busque proporcionar a melhoria, cada vez mais, do 1º Grau de jurisdição. Achei necessário que a Administração do Poder Judiciário saísse da capital e viesse para o interior, a fim de conhecer, de perto, os problemas, as dores, as necessidades de cada um”, comentou a desembargadora.
Seguindo a essência do TJBA Mais Perto, a servidora Magnólia Rosa Dourada foi homenageada por ser a mais antiga em atividade na comarca, com 35 anos de serviços prestados. Ela recebeu uma placa das mãos da desembargadora Cynthia Resende e do juiz Ruy José Amaral Adães Júnior.
Outra homenagem foi feita às comarcas que se destacaram na execução do Projeto Além das Barreiras, voltado a garantir a acessibilidade arquitetônica de todos os prédios do Judiciário baiano que têm acesso ao público. Os fóruns de Andaraí, Gentio do Ouro, Irecê, Mairi, Oliveira dos Brejinhos, Piatã e Xique-Xique foram os primeiros premiados com o selo de unidade 100% acessível.
O Salão do Júri, também, foi palco da ampliação dos parceiros do Conecta Justiça, desenvolvido pelo Núcleo de Cooperação Judiciária do TJBA. Entre termos de adesão assinados nesta quinta-feira e protocolos de intenções, o projeto passará a ter como associados os Municípios de Barro Alto, Canarana, Central, Irecê, João Dourado, Lapão, Mundo Novo e São Gabriel, além da Faculdade Irecê (FAI).
Por meio dessa iniciativa, o Tribunal de Justiça estabelece parcerias com entidades públicas e privadas para fornecer, de forma gratuita, acesso à rede Wi-Fi aos cidadãos que não possuem conexão própria. A finalidade é ampliar o acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo TJBA, facilitando o acesso à justiça.
Pelo TJ-BA, assinaram, além da presidente, os termos a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária; e a juíza Rita Ramos, coordenadora.
Irecê foi a oitava comarca a sediar uma edição do TJBA Mais Perto, iniciativa por meio da qual o Tribunal de Justiça da Bahia desloca toda a sua estrutura administrativa para a comarca escolhida, promovendo uma aproximação com os juízes e os servidores que atuam nas unidades judiciárias do 1º Grau. Ao longo de dois dias, a desembargadora Cynthia Resende e todo o quadro que auxilia a Presidência (como os juízes assessores especiais e os secretários) escutam magistrados, servidores e advogados da região, com a finalidade de buscar ações de melhoria para a rotina de trabalho. Além disso, capacitações e serviços são oferecidos no fórum que sedia o evento.
A caravana já havia passado por Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. Ainda neste ano, estão previstas edições em Porto Seguro e Ilhéus.