22 novembro 2024
O União Brasil, adversário do PT na Bahia, mas que negocia permanentemente no Congresso Nacional o apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, emplacou o comando da superintendência regional dos Correios no Estado. Evelyn Negrão de Santana Silveira, servidora de carreira do órgão, foi indicada pelo deputado federal Dal Barreto, que está no primeiro mandato na Câmara. A nova superintendente já assumiu a cadeira, com salário de pouco mais de R$36 mil.
O Política Livre apurou que a indicação foi negociada pelo parlamentar junto ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que é deputado federal licenciado pelo União Brasil do Maranhão – a estrutura dos Correios, que esteve ameaçada de privatização no governo Jair Bolsonaro (PL), proposta que tinha o apoio da sigla de Dal, é subordinada à pasta.
O União Brasil, que indicou no total três ministros por meio de lideranças da sigla no Senado e na Câmara (Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional), quer ficar ainda com o controle político das duas superintendências da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) na Bahia, a de Juazeiro e a de Bom Jesus da Lapa. Como já mostrou o site, a briga por esses espaços é a mais intensa (clique aqui para ler).
Ao contrário dos partidos aliados ao PT na Bahia, que fazem as indicações para os cargos no Estado com a intermediação da coordenadora da bancada no Congresso, a deputada Lídice da Mata (PSB), no caso do União Brasil e até de siglas como o PP, que também pleiteia espaços regionais, as conversas acontecem diretamente com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ou os titulares de outras pastas do primeiro escalão do governo Lula.
Vale frisar que parte dos cargos nos órgãos federais nos estados só pode ser preenchida por servidores de carreira.
Política Livre