22 novembro 2024
Futuro presidente do PP da Bahia, o deputado federal Mário Negromonte Júnior teve um encontro com a bancada estadual do partido na noite desta segunda-feira (08), em Salvador. A única ausência entre os membros da sigla na Assembleia Legislativa foi a de Nelson Leal, expondo a insatisfação com a derrota do ex-deputado federal Ronaldo Carletto na disputa interna pelo comando da legenda.
Estiveram presentes no encontro com Mário Júnior o líder do PP na Assembleia, Niltinho, além dos deputados estaduais Eduardo Salles, Hassan, Felipe Duarte e Antonio Henrique Júnior. Na ocasião, o sucessor do deputado federal João Leão na presidência da sigla na Bahia garantiu que vai trabalhar para aproximar o partido do governo Jerônimo Rodrigues (PT), compromisso que já havia assumido anteriormente.
Os seis deputados do PP na Assembleia, que reforçaram o apoio a Mário Júnior, já fazem parte da base do governo, inclusive com a indicação de cargos, a exemplo de diretorias do Detran. Além disso, Niltinho foi convidado para a reunião do conselho político de Jerônimo, que integra todos os partidos aliados e que ocorreu na semana passada. Dos seis pepistas, o Política Livre apurou que apenas dois apoiavam Ronaldo Carletto para suceder Leão: o próprio Nelson Leal e Felipe Duarte.
Leal não teria uma boa relação com Mário Júnior desde que o colega entrou em bases eleitorais suas em pelo menos dois municípios na campanha passada. Como foi presidente da Casa antes do atual titular do cargo, Adolfo Menezes (PSD), o pepista achava que merecia o cargo.
Apesar da insatisfação, Nelson Leal não pode deixar o PP neste momento sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. A janela para o troca-troca de legendas no âmbito estadual só será aberta, em situação normal, em 2026.
A convenção estadual do PP deve ocorrer até o final deste mês, quando o nome de Mário Júnior será confirmado na presidência estadual. A definição da data deve acontecer nesta quarta-feira (10), em Brasília, após ajustes finais sobre a composição da Executiva estadual e a consolidação do edital de convocação.
Já Ronaldo Carletto se filia ao Avante, partido que irá presidir, desbancando do posto o deputado federal Pastor Sagento Isidório, em evento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) agendado para sexta-feira (12), com as presenças previstas de Jerônimo e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Ele deve comunicar oficialmente hoje ao PP sobre a desfiliação. Até 15 prefeitos pepistas devem acompanhar o ex-deputado federal no mesmo movimento, que tem o respaldo das principais lideranças do PT.
Política Livre