23 novembro 2024
Deputado estadual da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) mais bem votado em Itapetinga, Rosemberg Pinto (PT) descartou a possibilidade de composição dos petistas com o MDB na localidade de mais de 75 mil habitantes. “Isso destruiria o nosso grupo formado na cidade por partidos como o PT, o PSB, o PSD, o PCdoB, o Avante”, declarou o parlamentar ao Política Livre.
Nesta terça-feira (03), o site mostrou que o MDB baiano deu respaldo ao prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, que é emedebista, para escolher o sucessor pelo partido. Só que o gestor foi um dos articuladores, em 2022, da campanha de ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina. Ou seja, é um cenário bem diferente do de Vitória da Conquista, que fica na mesma região sudoeste e onde a sigla liderada pelos irmãos Vieira Lima busca o apoio do PT e dos partidos da base em torno da candidatura da vereadora Lúcia Rocha (MDB).
“Eu tenho uma boa relação com o prefeito, mas Itapetinga é uma cidade em que a polarização política é muito grande entre a oposição, liderada por nós, e o atual prefeito, por mais que o MDB esteja no governo estadual. Rodrigo Hagge foi coordenador da campanha de ACM Neto lá na região. Então é muito difícil”, disse Rosemberg.
No último domingo (01), o prefeito e o governador estiveram no mesmo palanque na cidade, durante a entrega, pelo Estado, do Complexo Poliesportivo Educacional. Apesar do tratamento cordial, Rosemberg apontou “que ficou claro neste evento a complexidade de uma eventual união”. “O nosso grupo demonstrou que não aceita isso. Ficou evidente no palanque e no público”.
Rosemberg, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que o candidato de Jerônimo no município deve ser anunciado até janeiro de 2023. Ele aposta na união da base. Entre os principais nomes petistas no páreo estão Cida Moura, esposa do ex-prefeito José Carlos Moura (PT); a vereadora Cibele Neri; e o radialista Amaral Júnior, que disputou a prefeitura em 2020.
O PSD tenta viabilizar uma candidatura do ex-vice-prefeito Alécio Chaves ou do presidente municipal da legenda, Alfredo Cabral. Já o Avante deseja que o postulante a prefeito da base de Jerônimo seja o vereador Tiquinho Nogueira, ex-aliado de Rodrigo Hagge.
Embora descarte uma composição para apoiar o candidato escolhido por Rodrigo Hagge e pelo MDB, que deve ser o médico veterinário Eduardo Hagge, de quem o gestor é sobrinho, Rosemberg acredita que haverá dissidências entre os emedebistas em Itapetinga, a exemplo do presidente da Câmara Municipal, vereador João de Deus, que estaria se sentindo excluído do processo sucessório e desejava ser postulante à Prefeitura.
Política Livre