20 novembro 2024
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), disse nesta quinta-feira (30) a este Política Livre que pode abrir ainda este ano as inscrições para os candidatos à cadeira do conselheiro Fernando Vita no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Vita se aposenta de forma compulsória no próximo dia 21 por ter completado 75 anos.
“A eleição só vai acontecer ano que vem, porque não há mais tempo em 2023, mas existe a possibilidade (da abertura das inscrições em dezembro), mesmo que a Casa esteja em recesso. Vamos aguardar a chegada do comunicado da aposentadoria e o envio da solicitação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para o preenchimento da vaga”, declarou o presidente.
Adolfo voltou a defender o posicionamento da maioria da Assembleia de que o indicado seja um deputado estadual. “As duas vagas anteriores que seriam de indicação da Casa acabaram não sendo. Então, considero que esse posicionamento é justo. Eu, como sempre, vou seguir o desejo da maioria dos colegas”, frisou.
Entre os deputados estaduais, são até aqui pré-candidatos à vaga no TCM Fabrício Falcão (PCdoB), Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PDT) e Rogério Andrade (MDB). De fora da Assembleia, postulam a indicação os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB) e Josias Gomes, além do secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito (PSD), que é congressista licenciado. Pela oposição, é candidato o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos).
Política Livre