22 novembro 2024
O prefeito de Santana, Marcão Cardoso, trocou nesta sexta-feira (22) o PP pelo Avante. O detalhe é que o gestor apoiava, até então, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, que comanda o grupo pepista na Bahia.
Recentemente, quem fez a mesma troca foi o prefeito de Gandu, Ivan Calixto. O PP é um dos partidos que mais perderam gestores municipais para o concorrente. Isso já era esperado desde que o ex-deputado federal Ronaldo Carletto deixou o ninho pepista para assumir o comando do Avante, após perder a disputa pelo controle do PP para Mário Júnior.
Carletto tem dito que vai chegar nas eleições de outubro com mais de 60 prefeitos filiados, embora não divulgue nenhuma lista à imprensa. Além da capacidade de articulação do ex-deputado, a musculatura do Avante, que incomoda tanto a oposição quanto siglas aliadas ao Palácio de Ondina, também é atribuída às relações políticas de Carletto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), com o senador Jaques Wagner (PT) e com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Além de prefeito de Santana, município do Oeste baiano, Marcão também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura da Bacia do Rio Corrente (Cibarc).
Política Livre