30 outubro 2024
Após ser lançado no Fórum Ruy Barbosa em maio deste ano, percorrido os Fóruns Ministro Adhemar Raymundo da Silva e Criminal – Sussuarana e passado por Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o TJBA Mais Perto desembarcou em Barreiras, no oeste baiano.
Acordos de cooperação técnica, disponibilização de serviços para magistrados e servidores, além de diálogos com advogados da região marcaram a segunda passagem do projeto pelo Fórum Tarcilo Vieira de Melo, nos dias 25 e 26 de julho. A primeira fase aconteceu nos dias 10 e 11 de julho e contou, entre outras atividades, com palestras e capacitações.
“Desde que assumi a Presidência, um dos primeiros projetos que eu quis fazer foi este”, disse a desembargadora presidente do Judiciário baiano, Cynthia Resende, vibrando com a concretude do TJBA Mais Perto.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência (SGP), objetiva aproximar todas as unidades do Judiciário, de modo a fortalecer o trabalho e melhorar os serviços prestados ao cidadão. Estiveram presentes, na abertura, a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, dirigente da CAPG; o desembargador Jatahy Júnior, diretor-geral da Unicorp; e o desembargador Paulo Chenaud, coordenador dos Juizados Especiais.
Treze comarcas da região envolvidas, mais de 15 mil processos físicos catalogados e coletados; 572 atendimentos e 3 capacitações. Esse é o saldo quantitativo obtido pelo projeto na região do oeste baiano. Diálogos entre a presidente Cynthia Resende com juízes, servidores e advogados, também, fortaleceram a relação entre a Administração e as unidades do sudoeste baiano.
A juíza da Comarca de Luís Eduardo Magalhães, Renata Firme, definiu a visita da presidente como “um momento de grande esperança”. De acordo com a magistrada, a aproximação fortalece o sentimento de pertencimento, além de ser uma oportunidade de mostrar as expectativas e os desafios da unidade.
A presidente da OAB, Subseção Barreiras, Bárbara Scarlett Silveira Mariani, que participou do encontro com a Administração da Corte reforçou o valor do projeto. “Avalio de forma muito positiva. É no olho a olho que sentimos e percebemos as reais necessidades e o que pode ser melhorado”, frisou.
De forma semelhante, a advogada Adelma Kerber falou do retorno positivo da ação, “é uma proposta inovadora e que já trouxe efetivos resultados”, ressaltou. Percepção semelhante foi a do advogado Roberto Maia. Segundo ele, a visita estreita os laços com as comarcas do interior.