22 janeiro 2025
O desembargador Antonio Adonias Aguiar Bastos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi eleito para a cadeira nº 10 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. A eleição aconteceu no dia 8 de agosto e a solenidade de posse ainda será marcada.
O Magistrado é Professor da Faculdade de Direito da UFBA, pela qual também obteve os graus de Mestre e de Doutor em Direito, com períodos de estudos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal) e na Faculdade de Direito da Universidade de Graz (Áustria). Integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e a Associação Brasiliense de Direito Processual (ABPC). Também é membro fundador da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual (ANNEP), da qual foi Presidente no período 2021/2023. Possui livros e artigos publicados, além de integrar o corpo editorial de periódicos especializados na área.
No âmbito do Tribunal, o desembargador preside a Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas, além de integrar a 4ª Câmara Cível, a Seção Cível de Direito Privado e o Tribunal Pleno.
A Academia de Letras Jurídicas da Bahia foi fundada em 7 de dezembro de 1983 e reconhecida de utilidade pública pela Lei Estadual nº 4.357, de 28 de novembro de 1984. É composta por 40 juristas domiciliados no estado, escolhidos em votação secreta, mediante o falecimento de algum de seus membros.
O desembargador Antonio Adonias sucede Dylson da Hora Dória, que faleceu em outubro de 2023, aos 84 anos. Dylson era um reconhecido advogado, professor universitário e ocupou o cargo de Procurador-Geral do Estado.
A cadeira de nº 10 tem como patrono o advogado e Ex-Governador Francisco Marques de Góis Calmon, que liderou o Executivo baiano de 1924 a 1928.