Foto: Divulgação/Arquivo
O candidato a prefeito da cidade Jeosafá Carneiro, do MDB 26 de agosto de 2024 | 12:27

Operação da Polícia Federal contra esquema de mineração ilegal acontece em casa de candidato a prefeito de Nordestina

exclusivas

A Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa e cumpriu dois mandatos de busca e apreensão, na manhã desta segunda-feira (26), em uma ação contra mineração ilegal de ouro em Nordestina, município da região sisaleira. Um dos alvos, segundo apurou o Política Livre, foi o candidato a prefeito da cidade Jeosafá Carneiro, do MDB.

A investigação da PF aponta que os suspeitos praticam há anos a extração ilegal de ouro, inclusive com a construção de laboratórios. Nesses locais, recebiam e refinavam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, através de química industrial.

Para isso, extraiam o ouro por meio da lixiviação, usando cianeto de sódio, substância altamente tóxica e que têm a compra e o uso controlados pelo Ministério da Defesa, devido ao impacto negativo no meio ambiente.

Em junho, Jeosafá Carneiro já havia sido alvo de operação da PF contra intermediários na compra de ouro de garimpeiros ilegais e que aprendeu 11 veículos, alguns deles de luxo, a exemplo de um Ford Mustang avaliado em quase R$500 mil e pertencente ao candidato.

Política Livre
Comentários