15 janeiro 2025
O diálogo foi deixado de lado e diplomatas trocaram socos e chutes durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), no Japão, na terça-feira (27). A confusão entre representantes da Argélia e Marrocos aconteceu por causa do conflito em que os dois países estão envolvidos na questão do Saara Ocidental, uma região contestada pelos marroquinos e pela República Saarauí, que tem o apoio dos argelinos.
Uma placa com o nome da República do Saaraui em uma mesa de negociação foi o estopim para a briga. Segundo informações que circulam nas redes sociais, a embaixadora da República do Saaraui, na União Africana, colocou a sinalização no local. Lamine Baali participava do encontro com o uso de um passaporte diplomático conferido pela Argélia.
Ao perceber o que Baali havia feito, o marroquino tentou retirar rapidamente o objeto da mesa. O que ele não esperava era a reação de um dos representantes do governo da Argélia para evitar a ação. Os dois homens então entraram em luta corporal. Trocaram xingamentos, socos e chutes. Representantes de outros países na conferência entraram em ação e conseguiram separar os dois brigões.
Ana Cora Lima/Folhapress