15 janeiro 2025
O presidente Lula (PT) se reuniu novamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar da disputa pela presidência da Casa. O encontro desta quarta-feira (4) é terceiro dos dois políticos nas últimas semanas para discutir a eleição da Mesa Diretora.
O encontro entre Lula e Lira ocorreu um dia após a disputa ganhar novos rumos diante da desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) em prol do líder do seu partido, Hugo Motta (PB). Mais cedo nesta quarta, o petista se reuniu com Pereira e Motta no Palácio do Planalto.
Após a reunião entre Lira e Lula, integrantes do União Brasil foram comunicados pelo presidente da Câmara de que a reunião foi inconclusiva.
Nesta quarta, o alagoano esteve com o líder do União Brasil e candidato à sucessão, Elmar Nascimento. Segundo relatos, ele afirmou a Elmar que precisava entender melhor qual era a posição de Lula e do governo em relação a Motta antes de tomar uma decisão sobre quem apoiará.
Na avaliação de aliados de Elmar, Lira quer empurrar para a próxima semana qualquer conversa conclusiva com o líder do União Brasil, até então tido como seu favorito.
Outros aliados de Lira opinam que não haverá anúncio de candidatura e que a construção em torno do nome de Motta será natural —e que levará um tempo para convencer o União Brasil a respaldá-lo.
Apesar da entrada de Motta na disputa, os outros candidatos não indicaram desistência até o momento. Além de Elmar, estão no páreo os líderes Antonio Brito (PSD) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
Julia Chaib/Victoria Azevedo/Folhapress