31 outubro 2024
As eleições para a prefeitura de Salvador em 2024 trazem um cenário diversificado, com candidatos de diferentes perfis e propostas, refletindo a pluralidade política e social da capital baiana. Entre os concorrentes, há nomes já conhecidos da política local, além de novos rostos que buscam inovar e apresentar soluções para os desafios da cidade. Conheça os principais candidatos que disputam o cargo de prefeito:
Bruno Reis (União Brasil)
Nasceu em 17 de maio de 1977 e até os cinco anos morou em Juazeiro (BA). Depois, sua família se mudou para Salvador, onde ele construiu sua vida e carreira. É formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), com pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é professor universitário de Bases Constitucionais da Administração Pública.
Geraldo Júnior (MDB)
É o atual vice-governador da Bahia. Sua primeira experiência eleitoral foi em 2008, quando disputou uma vaga para vereador e ficou como suplente. Assumiu a vaga em 2011, foi reeleito em 2012, 2016 e 2020, e presidiu a Câmara de Vereadores nos últimos anos.
Kleber Rosa (PSOL)
Cientista social e mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, Kleber construiu sua trajetória como servidor público e professor dedicado. Como ativista, foi um dos responsáveis pela implementação das políticas de cotas na UFBA, ampliando o acesso de jovens negros ao ensino superior.
Giovanni Damico (PCB)
É professor de geografia na rede estadual e mestre em ciências sociais pela UFBA. Sua trajetória política começou em 2020, quando se candidatou a vereador de Salvador. Em 2022, disputou o cargo de governador da Bahia, e agora busca a prefeitura com foco em pautas ligadas à educação e justiça social.
Victor Marinho (PSTU)
É formado em Direito pela UFBA e atua como pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx-Faced/UFBA). Ligado ao movimento estudantil e integrante do Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista, esta é sua primeira candidatura a um cargo público.
Silvano Alves (PCO)
Natural de Montes Claros (MG), é trabalhador da construção civil e já se candidatou a diversos cargos, incluindo disputas para deputado federal (2006), vereador (2012), vice-governador (2018), e primeiro suplente (2022). Silvano mantém seu compromisso com causas populares e a defesa dos trabalhadores.
Eslane Paixão (UP)
É militante dos movimentos sociais e estudantis, sendo presidente da Unidade Popular na Bahia. Natural de Feira de Santana, concorreu como vereadora em 2020 e deputada federal em 2022. Em sua primeira disputa pela prefeitura de Salvador, Eslane traz propostas voltadas para a inclusão social e fortalecimento da juventude e das mulheres.
Leia também:
Política Livre