2 dezembro 2024
Sorrisos e contentamento marcam a edição do TJBA Mais Perto na Comarca de Feira de Santana. Os magistrados e os servidores exibiam a alegria de receber, na cidade, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende, acompanhada da equipe da administração. Além da aproximação com o 1º Grau, o objetivo da visita foi ouvir os desafios enfrentados pelo Judiciário local e contribuir para o aperfeiçoamento do serviço. Na oportunidade, foram realizados 1.279 atendimentos.
A inauguração de mais um polo descentralizado da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA) e a assinatura do Termo de Responsabilidade – Conecta Justiça –, com a Faculdade Anhanguera de Feira de Santana e com o Grupo Meddi, marcaram o início da programação de sexta-feira (18), realizada no Salão do Júri do Fórum Desembargador Filinto Bastos.
“A cidade está em festa. Eu, como feirense, por muitas vezes, passei pelo fórum com o sonho de aqui judicar e consegui. Hoje, esse desejo se torna mais efetivo e concreto com esse projeto do TJBA Mais Perto. Os servidores estão felizes e os magistrados radiantes. Nunca vimos tamanha abertura e proximidade entre os Juízes e a Mesa Diretora do Tribunal”, festejou a juíza diretora do Fórum Desembargador Filinto Bastos, Lina Falcão.
Durante o dia, reuniões com a Ordem dos Advogados da Bahia, Subseção Feira de Santana, com servidores e magistrados preencheram a agenda. “O que queremos é aproximar a Administração do Tribunal dos servidores e dos magistrados e da própria população, para que possamos prestar um serviço cada vez melhor”, explicou a presidente.
A desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do Estado da Bahia, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, complementou: “é através da cooperação mútua que atingiremos a excelência na prestação dos serviços oferecidos à sociedade, consolidando cada vez mais os laços entre o Judiciário e o cidadão”.
O acordo firmado com a Faculdade Anhanguera fortalece a conexão com a sociedade. O Conecta Justiça tem o objetivo de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para o compartilhamento da rede Wi-Fi com o cidadão. Ao se conectar à internet, de forma gratuita, é possível ter acesso aos serviços digitais da justiça, disponibilizados em www.tjba.jus.br.
Unicorp-TJBA
A assinatura e a instalação do polo universitário na Comarca de Feira fortalecem, também, a relação com a comunidade local. A Unicorp oferece cursos gratuitos, a fim de promover a capacitação dos integrantes do Judiciário na área em que atuam. Muitas das formações oferecidas, também, permitem a participação de estudantes, dos atores da justiça e demais interessados.
Além de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são os polos regionais da Unicorp-TJBA. A criação das unidades, de iniciativa do Diretor-Geral da Universidade, Desembargador Jatahy Júnior, busca aprimorar a capacitação contínua dos servidores e dos magistrados da corte, descentralizando as atividades, concentradas, hoje, na capital do estado.
“O que buscamos, agora, é ampliar a excelente ideia do Desembargador Mário Albiani e atender a todas as comarcas do estado de forma mais próxima, promovendo equidade no acesso aos cursos de formação e garantindo igual oportunidade de participação dos projetos oferecidos”, disse o diretor-geral.
As novas unidades foram estabelecidas por meio da Portaria nº 41, de 18 de julho, que projeta os “benefícios logísticos e operacionais que a criação de polos regionais trará para a execução do projeto pedagógico da UNICORP-TJBA”. O texto está alinhado com a Resolução nº 3, de 24 de março de 2021, que dispõe sobre a Estratégia do Poder Judiciário da Bahia.
Balcões de serviços
A movimentação promovida pelo TJBA Mais Perto no Fórum Desembargador Filinto Bastos não parou por aí. Os mais de 300 magistrados e servidores da Comarca tiveram, à sua disposição, os balcões de serviços. Setores como a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Secretaria de Tecnologia e Informação, o Núcleo Socioambiental e a Secretaria de Planejamento realizaram explanações para os interessados, tirando dúvidas e direcionando demandas solicitadas.
E ciente da importância de se falar do enfrentamento à violência contra a mulher em todos os lugares, a presidente Cynthia Resende leva, a partir de agora, um balcão da Coordenadoria da Mulher, unidade dirigida pela Desembargadora Nágila Brito.