2 dezembro 2024
Nos dias 22 e 23 de outubro, os cartórios eleitorais de Camaçari realizaram a inseminação e lacração das 600 urnas eletrônicas destinadas ao segundo turno, que será realizado no próximo domingo, 27 de outubro. O procedimento foi conduzido pela Zona Eleitoral 171ª na terça-feira (22) e pela Zona Eleitoral 170ª na quarta-feira (23), no Polo de Urnas localizado no Fórum Eleitoral do município.
Rosane Nunes, chefe de cartório da 170ª Zona Eleitoral, explicou como funciona o procedimento de inseminação, que consiste na inserção de mídias externas às urnas eletrônicas. “Esse processo consiste em transferir as informações da sua forma física para as urnas. Essas mídias vão alimentar as urnas, garantindo que todas as informações sobre eleitores e candidatos fiquem armazenadas”, detalhou.
As urnas eletrônicas também são carregadas com mídias de resultados, que armazenarão os votos depositados no dia da eleição. Após a inseminação, as urnas passam por uma avaliação de funcionamento e, em seguida, recebem lacres de segurança com a assinatura do juiz e da promotora.
“Estamos nos preparando, trabalhando para que tudo ocorra com tranquilidade neste segundo turno. Depois desse procedimento elas são encaminhadas para as seções eleitorais e no domingo pela manhã daremos início ao processo de votação”, pontuou Maria Cláudia Sales, Juíza Eleitoral da 170ª ZE.