27 novembro 2024
A bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia vai declarar, nesta terça-feira (29), apoio à reeleição do deputado Adolfo Menezes (PSD) ao comando da Casa. O anúncio, que será oficializada pela líder do bloco petista, deputada Fátima Nunes, acontece após uma reunião de líderes partidários da Assembleia com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), ocorrida pela manhã, cuja pauta principal foi o atendimento político do Executivo.
Nessa reunião com o governador, Fátima Nunes já havia sinalizado o apoio da bancada do PT a Adolfo. Ela frisou, no entanto, que o partido reivindica ocupar a primeira vice-presidência da Assembleia, que se tornou o cargo mais cobiçado da Mesa Diretora, inclusive diante da possibilidade de Adolfo enfrentar problemas de ordem jurídica caso seja reeleito no pleito que acontece em fevereiro de 2025, uma vez que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) impede, em tese, a recondução numa mesma legislatura.
Com o posicionamento do PT, ficam adiados os planos do líder do governo na Assembleia, o petista Rosemberg Pinto, de concorrer à presidência. O partido tem nove parlamentares na Assembleia. Com isso, Adolfo passa a contar, oficialmente, com o apoio de 31 dos 63 deputados. A bancada do PP, formada por seis deputados, também deve declarar hoje o aval à reeleição do atual presidente, o que vai elevar o número para 37.
Política Livre