27 novembro 2024
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu, na manhã desta terça-feira (29), os líderes dos partidos da base aliada na Assembleia Legislativa, em encontro realizado na sede do Executivo estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No total, nove parlamentares estiveram presentes, incluindo o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD).
Na ocasião, Jerônimo ouviu queixas moderadas sobre o atendimento político do governo, inclusive dele próprio, e assumiu o compromisso de voltar a se reunir em separado com todas as bancadas governistas da Assembleia e também com os prefeitos eleitos e reeleitos no pleito deste ano, ao lado dos respectivos deputados. As audiências com os vitoriosos nas urnas nas disputas municipais acontecem a partir de janeiro de 2025.
No último dia 22 de outubro, em uma reunião no Salão Nobre da Assembleia, os líderes fizeram críticas ao atendimento dispensado pelo governador aos deputados, como revelou este Política Livre. Até mesmo o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), presente no encontro de hoje, se queixou, sobretudo do excesso de viagens do governador.
“Hoje, todo mundo falou de forma mais branda, como sempre acontece quando estamos na frente o governador. Fizemos uma análise do resultado eleitoral e cobramos uma valorização dos atendimentos dos deputados e dos prefeitos. Afinal, não somos como os deputados federais, que têm essa relação no interior na base das emendas. Nós dependemos do governo do Estado e, por isso, precisamos ser atendidos junto com os prefeitos. Isso não pode ser separado, como ocorreu muitas vezes”, disse um dos líderes presentes no encontro de hoje ao site.
Segundo apurou o site, Jerônimo não tratou da vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e nem da reforma do secretariado. Ele abordou, no entanto, a sucessão na Assembleia Legislativa, sinalizando a preferência pela continuidade de Adolfo no comando da Casa. “O governador deixou claro que prefere preservar o clima de estabilidade que Adolfo garante, respeitando também o sentimento da maioria no Parlamento”, relatou outro líder presente.
Durante a reunião, a líder do PT na Assembleia, Fátima Nunes, já havia sinalizado apoio da bancada à recondução de Adolfo, o que foi confirmado durante a tarde, em nota.
Além de Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, os líderes presentes no encontro de hoje com Jerônimo foram Rogério Andrade (MDB), Niltinho (PP), Roberto Carlos (PV), Luciano Araújo (Solidariedade), Alex da Piatã (PSD) e Fabrício Falcão (PCdoB). Também participaram do encontro o secretário estadual de Relações Institucionais, Jonival Lucas, e o chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola.
Política Livre