2 janeiro 2025
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), falou nesta quinta-feira (31) sobre a necessidade de que os partidos de oposição estejam representados na Mesa Diretora da Casa.
O senador também mencionou querer o avanço de projetos como o pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, sem citá-lo nominalmente.
Em sua fala, o senador reforçou o apoio ao atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e disse que a representação da oposição era necessária para decisões importantes como o pedido dos parlamentares pela saída de Moraes.
“A necessidade de estarmos representados na Mesa Diretora inclusive por ocasião de decisões importantes, que dizem respeito inclusive à própria implementação, por exemplo, de um processo que está sendo maturado na Casa que hoje tem 36 assinaturas que é o processo de impedimento de um ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse.
“Se por acaso tivermos a possibilidade de termos as 41 assinaturas, nós queremos que seja respeitado esse direito da maioria da Casa”.
Marinho falou ainda da intenção de que haja uma “democracia interna” que respeite as posições dos integrantes, com liberdade para oposição e base do governo.
Também mencionou a necessidade de respeito à proporcionalidade das bancadas, no que tange às relatorias de projetos importantes, afirmando que a oposição foi “deixada de lado”.
Mariana Brasil, Folhapress