2 dezembro 2024
Órgão da Prefeitura de Salvador, a Fundação Cidade Mãe (FCM) mais o que dobrou o número de crianças e adolescentes que, hoje, têm acesso à Proteção Básica. O trabalho da FCM está voltado para a superação do quadro de desigualdades sociais por meio da formulação e execução de políticas públicas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal, social ou de violação de direitos, na perspectiva da sua promoção, defesa e proteção.
Em 2021, a Fundação oportunizava o serviço a 764 crianças e adolescentes, passando, até o mês de outubro deste ano, a ofertar a Proteção Básica a 1867. Na Proteção Básica são ofertadas oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes no âmbito dos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS).
Além disso, a FCM também atua na Proteção Especial, onde os serviços são ofertados serviços através das unidades de acolhimento institucional, Serviço Família Acolhedora e Casas Lares.
“O nosso principal lema é realizar sonhos e transformar realidades. Hoje, aos 29 anos desde a sua fundação, a FCM é reconhecida por este trabalho de atenção, de proteção e de transformação. As crianças e adolescentes que passam por aqui saem diferentes. Na Fundação Cidade Mãe elas não são só cuidadas, mas têm, em nossos equipamentos, a possibilidade de desenvolver habilidades, dons e de ter um futuro melhor”, disse a presidente Isabela Argolo, reiterando que as ações da FCM são feitas em consonância com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Hoje, a Fundação possui nove Centros de Convivência Socioassistencial (CCS), oito Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), além de possuir o Serviço Família Acolhedora, que constitui-se no acolhimento provisório, em residências, para crianças ou adolescentes, com idade entre 0 (zero) e 18 anos incompletos, afastados de suas famílias por meio de medida protetiva determinada judicialmente. Em Salvador, a única instituição que executa o Serviço é a FCM, constituindo um grande diferencial no acolhimento de crianças e adolescentes.
A Fundação Cidade Mãe foi criada e implementada em 17 de agosto de 1995, através da Lei 5.045 de agosto de 1995, pelo poder público municipal, estando vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Inclusive, diante de todo avanço e ampliação, houve a necessidade de revisitar a sua missão e visão, momento que foi feito com todo corpo de colaboradores durante um ano.
Agora, como missão a Fundação Cidade Mãe tem como objetivo promover a proteção e o protagonismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de ações na perspectiva da formação para cidadania. Já como visão, a FCM tem o intuito de ser referência no serviço da proteção social de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.