26 novembro 2024
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta terça-feira (5) a autorização para o governador Jerônimo Rodrigues (PT) contratar um pedido de empréstimo no valor de R$ 1.165 bilhão junto à Caixa Econômica Federal. O texto teve votos contrários da bancada de oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).
Segundo o projeto, os recursos serão usados para arcar com obras inscritas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que são de responsabilidade do governo federal. A votação aconteceu em plenário sem passar pelo exame da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa, já que o governador requereu regime de urgência, o que acelera a tramitação e impede uma análise técnica da matéria no respectivo colegiado.
Nesta segunda (4), o Política Livre mostrou que todas as matérias relativas a pedido de empréstimo formuladas pelo governador Jerônimo não passaram pela Comissão de Finanças, mesmo com a base governista tendo maioria na composição do colegiado.
Nova urgência
Também está na pauta da sessão desta terça um novo requerimento de urgência para acelerar a votação de outro empréstimo de quase R$ 3 bilhões, de uma única vez. Segundo o projeto, são 500 milhões de dólares a serem captados via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).