2 dezembro 2024
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou, nesta segunda-feira (11), o lançamento da nova plataforma em ambiente web, Módulo de Apoio aos Gestores Operacionais (Mago). Segundo o órgão, ela foi desenvolvida para potencializar a eficiência da gestão e a tomada de decisões estratégicas.
A ferramenta faz parte do compromisso do Detran-BA com a modernização de seus processos e a integração de tecnologias que melhorem a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
“Mais uma vez é o Detran-BA na vanguarda utilizando a tecnologia visando a melhoria dos serviços públicos para os cidadãos baianos. Essas ações fazem parte da política dos ‘3 Is'(Integração, Investimento e Inteligência), abordagem estratégica para melhorar a segurança no trânsito e a preservação da vida”, diz o coordenador-geral de Veículos do DETRAN/Ba, Fabrício Araújo.
A plataforma Mago é uma ferramenta de gestão baseada em um ambiente web que reúne e cruza dados operacionais de forma visual e intuitiva. Além disso, oferece uma série de painéis interativos e dashboards – também chamados de painéis de gestão – que apresentam informações relevantes sobre diversas operações e serviços do Detran. Com interface gráfica de fácil navegação, os gestores podem acessar métricas, indicadores e gráficos que permitem uma visão detalhada e estratégica sobre o desempenho das áreas operacionais.
“O Mago é uma ferramenta que nos permite ter um panorama completo do nosso trabalho em tempo real. Com isso, conseguimos fazer uma gestão mais próxima e eficiente, o que impacta positivamente nos serviços que prestamos à população”, afirma o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Gerador de Documentos Licitatórios (GDL)
Além do Mago, o Detran-BA adotou também, neste ano, o Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), ferramenta, baseada em IA, que automatiza a criação de documentos como editais, termos de referência e minutas de contrato, assegurando que todos os requisitos legais sejam atendidos de maneira rápida e precisa.
O Detran-BA se tornou o pioneiro no Brasil na adoção de Inteligência Artificial (IA) em processos administrativos em órgãos públicos.