2 dezembro 2024
O governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta quarta-feira (13) a mensagem de envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que propõe a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin). A iniciativa visa combater a violência motivada pelo racismo e intolerância religiosa.
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador (CMS), comemorou a notícia, relembrando que, em 2018, aprovou uma indicação no legislativo municipal que propunha a criação de uma delegacia nesse sentido. “Esta delegacia representa uma vitória para todos que enfrentam a intolerância e sofrem discriminação. Fico muito feliz que nossa luta esteja sendo vitoriosa,” destacou Ireuda, que tem atuado em defesa da igualdade racial e contra a intolerância religiosa.
Dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reforçam a necessidade de uma delegacia especializada. Segundo o CNJ, entre 2020 e 2023, os casos de injúria racial na Bahia cresceram 647%, ultrapassando a média nacional de 610% de aumento no mesmo período. Em 2020, foram registradas 675 ações de injúria racial no Brasil, o que demonstra um crescimento expressivo desse tipo de crime.