Foto: Divulgação/Arquivo
Presidente do PV da Bahia, Ivanilson Gomes 16 de novembro de 2024 | 12:12

Ivanilson diz que PV apoia indicação do PT para vice-presidente da Assembleia e aposta em retirada de deputado do partido da disputa

exclusivas

Presidente do PV da Bahia, Ivanilson Gomes afirmou neste sábado (16), em conversa com o Política Livre, que o partido apoia a indicação de um nome do PT para ocupar a primeira vice-presidência na chapa à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD).

Ivanilson disse ainda não acreditar que o deputado Marquinho Viana, que é do PV, lance uma candidatura avulsa ao posto. Ele frisou ainda que, se o partido fosse concorrer ao cargo, o escolhido seria o deputado “verde” Vitor Bonfim.

“A gente trabalhou muito para que Vitor Bonfim integrasse a chapa na condição de primeiro vice-presidente, mas entendemos que o PT tem a maior bancada dentro da federação e, em respeito à proporcionalidade da Assembleia, deve ficar com o posto”, declarou Ivanilson.

“Não é a primeira vez que o deputado Marquinho Viana, outro importante quadro do PV, adota esse posicionamento (de ameaçar lançar uma candidatura avulsa). Mas depois a situação se resolve e tenho certeza que ele vai respeitar a vontade da maioria”, acrescentou o dirigente.

Na semana passa, a bancada da federação formada por PT, PV e PCdoB na Assembleia se reuniu e decidiu que os petistas indicariam o candidato a primeiro vice-presidente. Na reunião, como antecipou o site, Marquinho Viana manteve a candidatura. Vitor Bonfim acatou a vontade da maioria.

Ficou acertado, ainda, que PCdoB e PV manteriam o espaço que têm hoje na Mesa Diretora da Assembleia, cada um com um cargo (Marquinho Viana ocupa a segunda vice-presidência e o deputado comunista Zó do Sertão é o quarto secretário). Os nomes, no entanto, devem mudar.

O cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia é mais disputado do que nunca por conta da situação nada confortável para a reeleição de Adolfo Menezes. Há uma jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) que impede a recondução numa mesma legislatura, o que seria o caso.

Em caso de impedimento do presidente, o primeiro vice assume, mas a praxe no Legislativo estadual é que ele convoque uma nova eleição para o cargo em 30 dias, podendo concorrer ao posto.

Política Livre
Comentários