Foto: Divulgação/Arquivo
O grupo viaja para Shenzhen nesta sexta-feira, 22 de novembro, para conferir de perto os processos de produção da BYD na China 23 de novembro de 2024 | 17:51

Representantes do Senai da Bahia embarcam para China para conhecer treinamento na sede da BYD

bahia

A cidade de Shenzen, na China, vai receber nos próximos dias uma comitiva com representantes do SENAI de Salvador, de Camaçari, e da BYD Auto Brasil. O propósito da viagem é permitir que os gestores conheçam a BYD na China e tenham acesso aos métodos de trabalho, produção e a rotina dos colaboradores que atuam na sede da greentech na Ásia.

A visita será também um intercâmbio cultural e de negócios entre as instituições com a possibilidade de fechamento de novos cursos e ações voltadas para inovação e formação da mão de obra baiana. Pela BYD Auto Brasil, estará presente na visita o gerente sênior de Recursos Humanos da empresa, Rodrigo Rosseto. “Já conseguimos definir uma dinâmica de enviar recém-formados do SENAI para a China, justamente para que tenham essa troca de experiências e absorvam um pouco da cultura chinesa. Com certeza muitos frutos sairão dessa visita”, ressalta Rosseto.

Pelo SENAI, integram a comitiva o diretor regional da instituição, Evandro Mazo; a superintendente executiva de Educação Profissional, Patricia Evangelista; o gerente do SENAI na Regional Metropolitana, Sérgio Martins; o gerente da área automotiva do SENAI CIMATEC, Mauricio Bonifati; o especialista da área automotiva, Felipe Leonardo Reis; e a especialista comercial, Geane Dantas.

“Acredito que essa viagem à sede da BYD será muito produtiva. Com certeza essa aproximação vai contribuir para o fortalecimento da parceria entre as instituições e a transferência de tecnologia, fator de sucesso para implantação de nosso centro de referência em eletromobilidade”, ressalta o diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo.

Turmas anteriores

Os alunos aprovados na primeira turma do curso de aperfeiçoamento profissional em operação automotiva oferecido pelo Senai, em parceria com a BYD, passaram por um processo seletivo e os colaboradores contratados fizeram um treinamento teórico de capacitação inicial com carga horária total de 44 horas. O curso contou com um time de instrutores, entre especialistas da área de Recursos Humanos, Processo Industrial e de Projetos. No mês de outubro, a turma formada por mais de 70 colaboradores viajou para complementar o treinamento com atividades práticas na China.

Sobre a BYD

Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Em março de 2024, lançou uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados. Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Comentários