26 novembro 2024
Um novo grupo político do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Coletivo Palmares Resiste, é fundado em Salvador.
O encontro aconteceu no sábado (23), na semana da Consciência Negra, primeiro ano em que o 20 de Novembro é marcado como feriado nacional.
O PSOL e os filiados escolheram a sede da Sociedade dos Protetores e Desvalidos (SPD), localizada no Centro Histórico, uma entidade histórica na luta antirracista e antiescravista, para estabelecer diretrizes, fundar a nova corrente e definir os caminhos para próximo período político.
Além de personalidades que representam as lutas sociais da capital e do interior da Bahia, estiveram presentes na reunião o presidente estadual do PSOL, Ronaldo Mansur, o diretor do Sindicato Estadual dos Policiais Civis, Agrimaldo Santos, e o candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa, que este ano conquistou o segundo lugar na disputa, se tornando o candidato a prefeito do partido mais bem votado da capital baiana.
Nos últimos anos, o PSOL vem ganhando destaque no cenário nacional político com nomes atuantes como Guilherme Boulos e Érika Hilton. Em 2018, Boulos foi candidato a presidência do país. Em 2022, foi eleito como deputado federal mais votado de São Paulo. E Hilton foi eleita em 2022 como a primeira deputada federal negra e trans do Brasil.
O novo grupo político Coletivo Palmares Resiste, em Salvador, é coordenado por Marcelo Espírito Santo, da Executiva Municipal do PSOL, diretor da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) e coordenador da Escola de Formação Política Luiza Mahin, e por Anderson Lima, membro da Executiva Estadual do partido e da Coordenação da Escola de Formação Política Luiza Mahin, e pela Jornalista Claudia Meneses.
Estiveram presentes também na reunião Gustavo Mascarenhas, coordenador da campanha de Kleber Rosa, e Gutiérrez Barbosa, vice presidente estadual do PT.