2 dezembro 2024
Segundo a mais recente edição da pesquisa What Worries the World, realizada pelo instituto Ipsos, seis em cada dez brasileiros avaliam que o país está seguindo “na direção errada”. O índice de 61%, três pontos percentuais acima do registrado em outubro, é o mais alto desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. Em comparação, ao final do governo de Jair Bolsonaro (PL), em dezembro de 2022, 70% dos brasileiros acreditavam que o país estava “em marcha à ré”. A reportagem é do jornal “O Globo”.
O levantamento aponta que o descontentamento está diretamente relacionado à percepção sobre a economia. Apenas 35% dos entrevistados consideram a situação econômica atual “boa”, enquanto 65% avaliam o cenário como “ruim” — uma alta de três pontos em relação a outubro e de cinco pontos em comparação ao mesmo período do ano passado.
Entre os problemas que mais preocupam os brasileiros, a pobreza e a desigualdade social aparecem em segundo lugar, citadas por 38% dos entrevistados, atrás apenas de crimes e violência, mencionados por 42%. A preocupação com a falta de recursos nas famílias cresceu sete pontos percentuais em apenas um mês, superando numericamente a taxa de 37% dos que apontam a saúde pública como um dos maiores desafios do país.
A preocupação com impostos também registrou aumento: em outubro, 20% dos participantes da pesquisa mencionavam o tema, enquanto agora o índice subiu para 26%, destacando-se como uma questão crítica para os brasileiros.