27 dezembro 2024
A solenidade de designação do nome desembargador Jatahy Fonseca para o Fórum de Luís Eduardo Magalhães mobilizou, na sexta-feira (29), magistrados, servidores, membros do sistema de justiça, outras autoridades e representantes de instituições civis e militares da região oeste baiana.
A noite ficou marcada com discursos e depoimentos emocionados para registrar a trajetória do Ex-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia de 1998 a 2000, o qual dá, agora, nome ao fórum da comarca.
Filhos do homenageado, o diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior, e o desembargador Federal César Jatahy, coordenador dos Juizados Federais, representando o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF1), desembargador João Batista Moreira, compuseram a Mesa de Honra, no Salão do Júri, ao lado da juíza Renata Firme, autora da proposta de designação do nome do fórum, que presidiu a sessão.
Também compuseram a Mesa o desembargador Cássio Miranda; o prefeito Júnior Marabá; o presidente da Câmara Municipal, vereador Reinildo Santos; o presidente da OAB, Subseção de Luís Eduardo Magalhães, advogado Arthur Granich; e a subprocuradora do Trabalho, Cláudia Costa.
O governador Jerônimo Rodrigues, também, prestigiou o evento, comparecendo à recepção promovida pela Prefeitura.
“Nós, da família, nos sentimos honrados e orgulhosos com a belíssima homenagem ao Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca que, a partir de hoje, 29 de novembro de 2024, designa o fórum desta comarca”, disse o desembargador Jatahy Júnior, em breve discurso para a plateia, onde estavam, também, a esposa Sílvia Jatahy, o filho Jatahy Neto, o sobrinho Lucas Jatahy, a senhora Aline Jatahy (esposa do Desembargador César Jatahy), cunhados e cunhadas.
“Estamos lisonjeados com a homenagem, um grande reconhecimento de gratidão por conta das ações promovidas por ele quando exerceu a Presidência do Tribunal de Justiça, principalmente aqui no Oeste”, completou o desembargador Federal César Jatahy.
O desembargador Cássio Miranda, presidente da Comissão Permanente de Gestão de Memória do TJ-BA, ministrou palestra com o tema “Desembargador Jatahy Fonseca, o criador da Ouvidoria Judicial no Brasil”.
A proposta, abraçada pelos magistrados da região, teve origem na Câmara Municipal por meio do projeto apresentado pelo presidente da Casa, vereador Reinildo dos Santos. Em sessão plenária realizada em 18 de setembro de 2024, o Tribunal de Justiça da Bahia aprovou, por unanimidade, o requerimento apresentado pela Juíza Renata Firme.