27 dezembro 2024
Um foragido da ‘Operação El Patrón’, deflagrada em dezembro de 2023, foi preso ontem, dia 1º, na cidade de Feira de Santana. O mandado de prisão preventiva em aberto foi cumprido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); pela Polícia Federal; Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Leste); e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Força Correicional Especial Integrada (Force).
O investigado na operação El Patron estava em um carro acompanhado de um outro homem, tentou fugir a pé, mas foi alcançado pelos policiais. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana. O preso é um dos mais próximos ao líder da organização criminosa, sendo encarregado pela cobrança de dívidas de agiotagem e jogos de azar, entre outros.
A Operação El Patron desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Os suspeitos teriam envolvimento também com milicianos.