11 agosto 2025
Apesar do atraso de um ano, o Executivo soteropolitano teve um avanço na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que define diretrizes sobre a evolução da cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), anunciou o contrato firmado com a Fundação Getúlio Vargas que será a responsável pelo processo de revisão e construção do documento.
O resultado foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de terça-feira (15) e a empresa foi contratada pelo valor de R$ 3,6 milhões por meio de dispensa de licitação, mas não a publicação não apresenta detalhes sobre o prazo de entrega do novo plano.
De acordo com a Lei Municipal nº 9.069, responsável por criar o PDDU, o projeto deveria ser entregue para avaliação dos vereadores da cidade no dia 30 de junho de 2024. Porém, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) só deu os próximos passos para a elaboração do projeto após as eleições municipais.
A legislação aponta que “o Executivo deverá encaminhar à Câmara Municipal proposta de revisão deste PDDU até 8 (oito) anos da sua promulgação no Diário Oficial do Município”. A última revisão do projeto foi feita em 2016, portanto os oito anos estipulados por lei terminaram em 2024.
Reinaldo Oliveira