Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Irecê Elmo Vaz integrou uma missão técnica do Governo da Bahia nos estados de Santa Catarina e Paraná 18 de julho de 2025 | 21:00

Elmo Vaz integra equipe da Bahia em agenda técnica com consórcios do Sul do Brasil

bahia

O ex-prefeito de Irecê Elmo Vaz integrou uma missão técnica nos estados de Santa Catarina e Paraná, representando o Governo da Bahia ao lado de Cícero Monteiro, assessor especial do Gabinete do Governador, e da equipe da Seplan (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia). A comitiva baiana participou de uma série de encontros com consórcios públicos intermunicipais de referência nacional, com foco na troca de experiências e no fortalecimento da política de gestão consorciada.

Entre os dias 14 e 18 de julho, o grupo conheceu de perto iniciativas inovadoras nas áreas de compras públicas, saúde, meio ambiente, resíduos sólidos, tecnologia da informação e infraestrutura urbana, desenvolvidas por consórcios como o CINCATARINA, CIMVI (Timbó/SC), CIS Nordeste (Joinville/SC), CIGA, CIM-AMUNESC e o COMESP (Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná).

Com ampla experiência na gestão pública, Elmo Vaz já presidiu a Codevasf, foi prefeito de Irecê por dois mandatos consecutivos e também atuou como presidente dos Consórcios Públicos de Saúde e Multifinalitário da Região de Irecê. “Juntos somos mais fortes, unidos somos melhores e vamos mais longe”, lembrou Elmo, ao destacar a importância do trabalho em rede e da construção de soluções conjuntas para os desafios dos municípios.

Durante a missão, Elmo reforçou a necessidade de uma nova etapa na política do Estado. “A Bahia deu um salto na política consorcial desde que a Lei dos Consórcios foi criada. Eu diria até que a Bahia saiu na frente desde que o ex-governador Rui Costa começou a estimular a criação dos consórcios. Mas acho que chegou a hora da Bahia dar mais um salto e, juntamente com a UPB, a FEC, o governo do Estado e, principalmente, com os municípios, ampliar ainda mais a atuação dos consórcios, visando levar benefícios para o povo baiano”.

Segundo Elmo Vaz, a missão foi uma oportunidade valiosa para identificar boas práticas que podem ser adaptadas à realidade da Bahia. “A experiência que vivemos essa semana mostra que a integração entre os municípios é essencial para tornar a gestão pública mais eficiente, moderna e próxima das pessoas. Nossa intenção é trazer esses modelos para fortalecer as políticas públicas na Bahia”, concluiu.

Comentários