28 novembro 2024
A população deu notas baixas para Transparência e participação política em São Paulo (3,5) e honestidade dos políticos (2,9), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Rede Nossa São Paulo.
O evento de lançamento da pesquisa Ibope sobre os Indicadores de Referência de Bem-Estar do Município (Irbem) contou com a participação dos pré-candidatos a prefeito de São Paulo Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PCdoB) e Soninha Francine (PPS), além de representantes dos demais partidos. PTB e PSDB não mandaram representantes.
As baixas notas pautaram as falas dos debatedores, principalmente dos pré-candidatos que estavam presentes. Para Soninha Francine (PPS), muito da pesquisa é “percepção e não necessariamente correponde aos fatos”.
Na sua avaliação, os mecanismos de transparência têm melhorado e se a população não vê assim, o problema é de “comunicação”, ou seja, as pessoas não conseguem encontrar as ferramentas.
Já para Maurício Costa, presidente municipal do PSOL, a classe política está “totalmente desacredidata”. “Que transparência tem o Orçamento da cidade?”, questionou.
Por sua vez, o pré-candidato Gabriel Chalita (PMDB) disse sentir “vergonha” da nota concedida pela população e avaliou que “essa visão da classe política se deve à ideia de que político mente, político diz uma coisa e faz outra. São Paulo tem uma imprensa que faz o que um político deveria fazer, de entrevistar, de falar com a população”, diz.
Leia mais em População dá nota baixa a transparência e honestidade de políticos de SP
Jair Stangler, Estadão.com.br