26 novembro 2024
A Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e SUCOM, atua junto com as polícias Civil e Militar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes durante os dias de Carnaval. Uma série de iniciativas e canais de comunicação estão disponíveis para garantir a integridade dos foliões mirins e adolescentes.
“Neste momento que se aproxima a festa momesca em Madre de Deus contamos com a colaboração dos cidadãos. Caso alguém presencie qualquer abuso, maus tratos, trabalho infantil, violência sexual, assédio exploração sexual contra crianças e adolescentes ou atos similares, orientamos pela imediata denúncia à autoridade policial presente ou contato com os meios disponibilizados pelos órgãos competentes”, afirma o prefeito Jeferson Andrade.
Identificação de crianças
Se o folião está com criança no Circuito, deve procurar a Central do Carnaval e colocar a pulseira de identificação no seu filho ou criança sob sua tutela. A Central está localizada na Rua Francisco Leitão, no prédio do Cine. Nesta pulseira será inserido o nome da criança, do responsável e seu telefone de contato.
Se o folião achar uma criança perdida com a pulseira de identificação, a orientação da Prefeitura de Madre de Deus é no sentido de entrar em contato com o responsável.
Se não tiver como entrar em contato, deve procurar qualquer policial, bombeiro ou representante dos órgãos da Prefeitura.
E se tiver perto do palco do Carnaval, dirija-se ao locutor.
Canais de comunicação para denúncias
As situações de abuso; violência; assédio; exploração sexual e trabalho infantil devem ser denunciadas através do Disque 100. Há também a opção de entrar em contato com o Conselho Tutelar, através do zap e telefone (71) 98810-2625 ou 08002855655.