23 novembro 2024
A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, resolveu peitar os partidos da base, escantear o PP, do vice-prefeito João Leão, e lançar para candidato a vice em sua chapa seu ex-secretário Vidigal Cafezeiro, do Republicanos.
Trata-se de figura de sua maior confiança, que lhe permitirá executar o projeto de deixar a Prefeitura para concorrer à Câmara dos Deputados em 2022. Ela preparava o aliado para a posição desde que tomou posse, em 2016.
Por isso, tirou Vidigal do PT e o filiou ao Republicanos, a fim de disfarçar que a chapa seria uma composição “pão com pão”, em que o mesmo partido indica as duas posições – do candidato à majoritária e do vice.
A decisão de escolher Vidigal foi anunciada pela prefeita ontem à noite, por meio de um comunicado, primeiro ao PT, que exultou com a decisão, e depois para os demais partidos da base.
“Gostaria de comunicar aos senhores que após vários debates sobre a escolha do Vice, chegamos à conclusão de que o nome, além de ter expressão e reconhecimento por seu trabalho no município, assim como os demais, consegue com seu perfil nos unificar neste momento”, diz nota que ela distribuiu.
A oposição agora aguarda qual será a reação dos demais aliados de Moema com sua escolha. Ontem, por exemplo, o vice-governador havia dito que o nome do vice era o de Rosalvo, do PP, e que não havia mais o que discutir.
Outros lembram que o projeto de Moema de concorrer a uma vaga no Legislativo, deixando a Prefeitura, em 2022, vai reviver no município o trauma protagonizado por Mirella, que deixou sua vice para assumir mandato na Assembleia, onde era suplente.
Hoje, Mirella também é pré-candidata. Ao todo, 18 partidos compõem a base da prefeita no município. Muitos dizem que Moema demonstrou excesso de confiança com a escolha de Vidigal, o que pode lhe custar a reeleição.